Breaking News

Sana

Até os anos 30, durante o Ciclo do Café, o Sana era um dos núcleos mais produtivos das serras fluminenses. O distrito chegou a ter 11 mil moradores. Todos os morros eram cobertos de pés de café. Com a crise do café, o lugar se esvaziou. Os moradores que ficaram tiveram que sobreviver com poucos moradores, algumas plantações e cabeças de gado.

Somente na década de 70, o distrito foi “descoberto” pela comunidade hippie, que se encarregou de espalhar notícias sobre as belezas naturais do lugar. Aos poucos, o Sana foi sendo descoberto pelos turistas, que hoje representam a principal fonte de renda dos moradores.

Ninguém sabe exatamente como surgiu o nome Sana. A história mais aceita pelos moradores é de que o os primeiros europeus que chegaram à região batizaram o rio de Sena do Brasil. A pronúncia francesa, de saine , era ouvida pelos moradores como algo próximo a Sana. Outra versão conta que no lugar morava uma família suíça de nome Sanes. Outros dizem que o nome veio de um bambu chamado sena, que era comum na região.

About 43796419

Check Also

Morro do Cochrane

Localizado no Parque Nacional da TijucA, no setor da Serra da Carioca, entre a Gávea …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *